segunda-feira, 17 de setembro de 2007

terça-feira, 11 de setembro de 2007

Guias da Não Violência

Os 3 principais guias que nos inspiram são Mahatma Gandhi, Martin Luther King e Silo, personagens de diferentes épocas que levaram e levam a não violencia em seu coração e deixando ao mundo exemplos inspiradores de que outra realidade é possível.

Mohandas Karamchand Gandhi, mais conhecido popularmente por Mahatma Gandhi ("Mahatma", do sânscrito "A Grande Alma") foi um dos idealizadores e fundadores do moderno estado indiano e um influente defensor do Satyagraha (princípio da não-agressão, forma não-violenta de protesto) como um meio de revolução.

O princípio do satyagraha, freqüentemente traduzido como "o caminho da verdade" ou "a busca da verdade", também inspirou gerações de ativistas democráticos e anti-racistas. Frequentemente Gandhi afirmava a simplicidade de seus valores, derivados da crença tradicional hindu: verdade (satya) e não-violência (ahimsa).



Martin Luther King, Jr. (1929–1968) foi um pastor e ativista político. Inspirado pelas ações de Mahatma Gandhi, tornou-se um dos mais importantes líderes do ativismo pelos direitos civis (para negros e mulheres, principalmente) nos Estados Unidos e no mundo, através de uma campanha de não-violência e de amor para com o próximo. Se tornou a pessoa mais jovem a receber o Prêmio Nobel da Paz em 1964, pouco antes de seu assassinato. Seu discurso mais famoso e lembrado é "Eu Tenho Um Sonho".




Silo é o pseudonimo de Mario Luis Rodrigues Cobos. Pensador e escritor Argentino que juntamente com outros amigos, iniciou na década de 60, a formação de grupos com o objetivo de estudar a crise social e pessoal que se globaliza no mundo.

Esses grupos, que foram vencendo todo o tipo de perseguições por parte da ditradura instalada no poder naquele momento, foram se espalhando pelo mundo e deram origem ao que hoje se conhece como Movimento Humanista, organização que está presenta em mais de 120 países nos 5 continentes.

Silo é um homem de hábitos simples e alheio ao espetáculo do poder. É uma pessoa pessoa que se dedica a pensar, escrever e falar sobre os temas que interessam aos seres humanos, tocando decididamente o terreno da psicologia, religião e da política, promovendo sempre o método da não violência ativa para a mudança social e pessoal.

O que é para nós humanistas a Não Violencia

Para a nós a não violencia é um método de ação que consiste em dar respostas às diferentes questões e situações de forma não violenta. Entendemos a amplitude da violência, e vemos como ela permeia nosso pensamento, nosso sentimento e nossa ação e tratamos de levar a não violencia desde o individuo até toda a sociedade (e vice versa).

Para isso fazemos trabalho interno de autoconhecimento e organizamos ações em diferentes áreas do fazer humano, repensando e tratando de colocar em prática todas as possibilidades de ações não violentas nas áreas da educação, saúde, economia, trabalho, política, etc.

Dia Internacional da Não violência

No dia 2 de outubro de 2007 começa-se a celebrar em todo o mundo o "Dia Internacional da Não Violência". Essa é a data de nascimento de Mahatma Gandhi e foi finalmente reconhecida pelas Assembléia geral das Nações Unidas.

Nesse dia, o Movimento Humanista coordenará ações de milhares de pessoas ao redor do mundo realizando atos, manifestações e ações diversas e simultâneas.

Participando nesse dia, podemos mostrar como seres humanos, que queremos uma mudança no método utilizado para a resolução dos conflitos atuais, propondo a não violencia como conduta de vida pessoal e social.